Skip to content →

Carta Anúncio 9.0.2.19

LATÊNCIA NEGATIVA

A Latência Negativa é utilizada para organizar as predecessoras das entidades quando houver necessidade de, por exemplo, uma tarefa iniciar numa quantidade de dias que antecedem a predecessora, podendo iniciar a tarefa antes de terminar a predecessora.

A utilização da latência negativa se dá através do mesmo procedimento da latência positiva, isto é, na linha do cronograma, basta digitar o número da predecessora (10), o sinal da latência negativa (-) e então o tipo de restrição (TT, TI ou II) e salvar. A representação deste tipo de latência também pode ser visualizada no Diagrama de Gantt.

01

02

03

MARCO DE DURAÇÃO ZERO

No TraceGP, além de atividades normais, também é possível ter atividades do tipo Marco, que podem simbolizar, entre outras opções, as principais entregas/os principais momentos do projeto.

A melhoria disponível neste patch 9.0.2.19 é que é possível ter uma atividade da classe Marco com duração zero, isto é, é possível ter marcos em seu projeto sem gerar impacto na duração do mesmo.

Para utilizar uma atividade marco com duração zero, basta deixar a duração igual a 1 dia e fazer com que o tipo de dependência da atividade marco com outra atividade/outra tarefa seja Terminar para Terminar (TT), forçando a atividade Marco a terminar no mesmo dia de término da outra entidade, sua predecessora; sempre que uma Marco tiver restrição do tipo TT com sua predecessora, será a data de término da predecessora que causará impacto nas datas do projeto, não as datas da Marco.

Ao importar um cronograma do MS Project, serão criadas atividades marco no formato acima para aqueles Tasks que estiverem com duração zero. As atividades marco com filhos e com duração maior que 1 dia permanecem da mesma maneira (sem duração zero).

04

05

Destacamos que, apesar de na coluna Duração o valor aparecer como 1, para a duração e para as datas do projeto, a duração desta atividade Marco é zero (0), pois o tipo de restrição da mesma com sua predecessora é TT.

 

EVOLUÇÃO HISTÓRICA COM %PREVISTO ATÉ O FINAL DO PROJETO

Agora é possível visualizar a projeção do %C Previsto nos gráficos de Evolução Histórica de Projetos do TraceGP (disponível no Cockpit de Projeto e no Painel Executivo) até o fim do período solicitado para consulta ou até a data fim prevista do projeto, a que for a menor; tal opção é uma melhoria, pois antes deste patch apenas era possível consultar o %C Previsto até a data atual ou a data fim prevista do projeto, a menor das duas. Veja abaixo como fica o gráfico de evolução histórica com esta melhoria, considerando que este tutorial foi elaborado em Janeiro de 2017 e o projeto utilizado no exemplo tem data fim prevista para 28 de novembro de 2017:

06

PERMITIR EDIÇÃO DAS COLUNAS INÍCIO E FIM REALIZADO DAS TAREFAS

A partir do patch 9.0.2.19 será possível editar as colunas de início e fim realizado a partir das linhas do cronograma. A data exibida na tela será a data que recebeu a última atualização, independente se foi a partir de uma apropriação de horas ou de uma edição pela linha do cronograma.

07

CÁLCULO DE %C PREVISTO E REALIZADO

Entregamos uma nova opção para definir o parâmetro do cálculo dos percentuais de conclusão Previsto e Realizado, é a Duração. Por padrão o Trace sempre calculou os percentuais com base nas horas previstas das entidades, tendo disponível a opção em Dados de Projeto de Contabilizar 1:00 em horas previstas para cálculo de percentual concluído, ou seja, o tamanho das tarefas era considerado apenas pelas suas horas previstas, mas agora também pode ser considerado pela sua duração em dias.

Esta nova funcionalidade permite que, em projetos que não utilizam horas previstas, seja possível ter os cálculos de percentuais realizados apenas pela Duração das entidades. Como exemplo, podemos ter um projeto com apenas uma atividade e três tarefas dentro desta; sem realizar o cálculo por duração, se uma tarefa tivesse 2 dias de duração e as outras duas 1 dia cada, sendo que a tarefa de 2 dias foi concluída, o % C Realizado do projeto seria de 33,33%, o que não faz sentido, pois aquela tarefa de 2 dias de duração representa 50% do projeto, analisando pela ótica da duração. Quando a opção Duração estiver marcada no campo Cálculo de %C utilizando, este mesmo projeto ficaria 50% concluído quando a tarefa de 2 dias fosse concluída, pois o mesmo tem 4 dias de duração (duas tarefas de 1 dia e uma tarefa de 2 dias).

A opção de como será realizado o cálculo do %c pode ser definida em dois lugares:

1 – No Menu Console > Configurações, na aba Trace PM; a opção definida aqui valerá para todos os novos projetos da base (os projetos já criados que utilizam outra opção permanecerão com a opção que já utilizavam).

08

2 – Na aba Dados do Projeto; independente da opção marcada no menu Console → Configurações, cada projeto pode ser sua própria opção de cálculo dos percentuais. Se nenhuma opção for selecionada na aba Dados do projeto, o mesmo considerará automaticamente no momento de sua criação a opção definida em Console → Configurações.

09

Conforme pode-se visualizar na imagem acima, a opção Considerar 1:00 em tarefas sem Horas Previstas saiu de seu antigo lugar e passou a ser uma das opções do campo Cálculo de %C utilizando.

Faça download do conhecimento em PDF, clicando aqui.

Published in Atividade Cockpit Cronograma Projetos

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *